sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Gattaca




Em uma demostração de como utilizar o vídeo em sala de aula, a professora passou o filme Gattaca, ela deu uma pequena introdução do assunto que abordaria o filme e no final abriu para debate, instigando sempre a colaboração dos alunos.


O filme mostra uma sociedade em que as corporações tornaram-se mais poderosas que o Estado e em que a manipulação genética criou uma nova espécie de preconceito e hierarquia racial, legitimada pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de manipular a interação entre seus DNAs de modo que gerem filhos com a melhor combinação de qualidades genéticas possível. Este procedimento acaba criando duas categorias diferentes de pessoas: os Válidos, frutos desta combinação genética planejada, que são quase super-homens, com raras doenças genéticas; e os Inválidos, frutos de nossa interação sexual usual. Aos Válidos são oferecidos os melhores empregos e as melhores oportunidades enquanto que os Inválidos chegam a ser impedidos de frequentar determinados lugares.
A história do filme é a de dois irmãos, um concebido da maneira natural e o outro manipulado geneticamente. O Inválido, tem várias doenças genéticas e, ao ter seu DNA examinado quando nasce, já tem uma data prevista para sua morte. Contudo, o garoto sonha em viajar ao espaço - emprego impensável para alguém com seus problemas - e vai buscar todas as maneiras possíveis para superar suas limitações ao mesmo tempo em que tem que esconder de todos que é um Inválido.


A experiência foi muito boa, pois o filme aborda temas universais como a ética, os sonhos, a capicidade de superação, genética e a divisão de classes sociais, que podem ser trabalhados nas salas de aula despertando um olhar crítico da sociedade em que vivemos.


Para ver o trailer do filme clique:


http://www.youtube.com/watch?v=Yr1IB9RVE_U

Nenhum comentário: