quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Como utilizar o video na sala de aula?


Como SENSIBILIZAÇÃO
Um bom vídeo é interessantíssimo para introduzir um novo asunto, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas.
Como ILUSTRAÇÃO
O vídeo muitas vezes ajuda a mostrar o que se fala em aula, a compor cenários desconhecidos dos alunos. Um vídeo traz para a sala de aula realidades distantes dos alunos, como por exemplo a Amazônia ou a África. A vida se aproxima da escola através do vídeo.
Como SIMULAÇÃO
O vídeo pode simular experiências de química que seriam perigosas em laboratório ou que exigiriam muito tempo e recursos.
Como CONTEÚDO DE ENSINO
Vídeo que mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta.
Como PRODUÇÃO
O professor estará atento para gravar o material audiovisual mais utilizado, para não depender sempre do empréstimo ou aluguel dos mesmos programas.
Como INTERVENÇÃO
Interferindo ou modificando um determinado programa, um material audiovisual, acrescentanto uma nova trilha sonora ou editando o material de forma compacta ou introduzindo novas cenas com novos significados.
Como EXPRESSÃO
Como nova forma de comunicação, adaptada à sensibilidade principalmente das crianças e dos jovens. Os alunos podem ser incentivados a produzir dentro de uma determinada matéria, ou dentro de um trabalho interdisciplinar.
Como ESPELHO
Vejo-me na tela para poder compreender-me, para descobrir meu corpo, meus gestos, meus cacoetes. O vídeo-espelho é de grande utilidade para o professor se ver, examinar sua comunicação com os alunos, suas qualidades e defeitos.

Quem quiser se aprofundar no assunto clique no link: www.eca.usp.br/prof/moran/video.htm

Nenhum comentário: